Começando a pedalar

Muitas pessoas que conheço, e querem começar a pedalar, sentem um certo desconforto em pedalar nas ruas, entre os carros. Por isso, quando o assunto é pedalar surge a pergunta: aonde? 


http://josemalcher.net/tags/tag-sobre-bike/
Bom, em nossa cidade, Sorocaba, tem quase 103 km de ciclovia e isso é sensacional. Mas na maioria das vezes, a ciclovia não passa exatamente em frente a nossa casa e mesmo quando passa, pedalar ali talvez não seja tão atraente. Noutra situação, já vi pessoas dizerem que preferem pedalar em um lugar mais bonito. Só que para chegar lá, coloca-se o suporte da bike no carro, poe a bike, chega lá, tira a bike, guarda o suporte... fico cansada só de pensar. De fato, pedalar em um lugar atraente é 'outro papo'. A hora passa rápido, o grau de dificuldade é menor, enfim, tudo ajuda. Mas a péssima logística até lá, muitas vezes dificulta a operação... e se não houver companhia? Pior ainda, impossível de ir. O melhor é deixar pra lá então... 

Se este for o seu caso, não se preocupe, é normal. E conforme expliquei no post anterior, para 'ajudar', muitas vezes o equipamento não é o ideal, o que também acaba desmotivando. Mas se quiser começar, vai ter que primeiramente estabelecer um pacto com você mesmo. Um compromisso de sair da 'zona de conforto', aquela 'zona' que rouba seus bons momentos que servirão para se recordar a vida toda. Então, bora começar o planejamento!

  1. Defina primeiramente quando será: cedo, tarde, noite, dias da semana. 
  2. Verifique como está seu equipamento. Faça uma visita a uma loja para uma revisão, isso ajudará muito! Uma bike no mínimo lubrificada ajuda melhorar  uns 30% de seu rendimento. Se puder, compre pelo menos o capacete e o óleo para lubrificar a corrente (óleo seco).
  3. Se você está completamente sedentário, comece sozinho para não extrapolar seu ritmo. Pode ser até na academia. Aulas de spinning? Seria um bom começo! Mas se você tiver um bom amigo, parceiro, convide ele para ir com você. Ele te dará boas dicas. 
  4. Se integre a um grupo! Sim... este é o começo de verdade! Sozinho praticamente ninguém consegue fazer nada durante muito tempo. Isso o motivará, mesmo que tiver que fazer a 'via sacra' de colocar a bike no carro para encontrá-los, aliás, fiz muito isso. 
Hoje em dia, quase todas as cidades tem os grupos que saem pedalar em alguns dias/horas definidos. Um pedal iniciante deve girar em torno de 25 km, sem grandes dificuldades com altimetria. Ali você encontrará boas pessoas, divertidas, dará risada, fará fotos... será uma perfeita higienização mental. Se no inicio você não conseguir ir até o fim, não desista. Eu tive que abortar e pedir resgate muitas vezes para algum familiar. Também procurava deixar o carro em um lugar meio centralizado, ou na casa de um colega, assim, seria fácil para eu voltar. Enfim, faça amizades e isso o ajudará a pedalar, com certeza. Eu comecei pedalando com um grupo noturno. Faziam em torno de 40 km por pedal. Pegávamos estradões de terra e algumas trilhas. Aquela sensação me dava uma prazer enorme! Nos finais de semana, sábado ou domingo, pedalava com outros grupos, um pouco mais longe... 50 ou 60 km. Aqueles momentos iniciais ficarão eternamente em minha memória, acho que dá para perceber nos 'sorrisos'.

1 mês de pedal: Rota Márcia Prado



2 Meses de pedal: passeios pela região com grupos locais







9 meses depois: Primeira 'cicloviagem' - Cabreúva


10 meses depois: Segunda 'cicloviagem' - Ilha Comprida


Pedalar foi com certeza uma das melhores decisões que tomei... não coloque empecilhos, coloque ideais na cabeça! Crie fomas e fórmulas de burlar a preguiça! Os desafios e os resultados serão assim... 



















Já começou a pedalar? Bom, é hora de agendar sua primeira viagem de bike então... para onde? No próximo post darei umas dicas de roteiros. 

Boas pedaladas!

0 comentários: