Estrada Real - Caminho Velho - 710 KM

Ainda sob o tópico Estradas Reais, falaremos sobre o Caminho Velho, o mais antigo e talvez o mais conhecido e percorrido. 
  • Caminho Velho

Esta rota foi a primeira oficialmente aberta pela Coroa Portuguesa, para transitar as mercadorias de Ouro Preto ao litoral carioca. Por ali, observamos uma miscigenação de raças de índios, portugueses e africanos. Isso reflete diretamente em tudo o que ficou por seu caminho, arquitetura, gastronomia e cultura. Não é difícil de compreender o porque essa região é tão procurada nacional e internacionalmente. 

  • Localização
O Caminho Velho localiza-se entre Ouro Preto e Paraty, passando por várias cidades. São elas: Ouro Preto, São Bartolomeu, Glaura, Cachoeira do Campo, Sto. Antonio do Leite, Miguel Bunier, Lobo Leite, Congonhas, Alto Maranhão, Pequeri, São Brás do Suaçi, Entre Rio de Minas, Casa Grande, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, São João Del Rei, São Sebastião da Vitória, Caquende, Capela do Saco, Carrancas, Traituba, Cruzília, Baependi, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, Capivari, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Garganta do Embau, Vila do Embaú, Guaratingueta, Cunha e Paraty.

  • Percurso
O viajantes fará um total de 710 km que serão divididos em 27 trechos. O caminho também é dividido para a prática de Treekking, ou seja, você poderá compor o roteiro conforme sua necessidade e possibilidade de pedalar. Em média, de acordo com a sugestão da organização, levará em torno de 15 dias para concluir o caminho com calma, aproveitando bem. Fiz uma programação de 13 dias (abaixo). 

  • O que há para ver?
De acordo com Olinto, é possível se ver um pouco de 'tudo'. História, pessoas, paisagens, enfim... viajar de bike por esta região é como viajar no tempo, percorrendo o caminho com as mesmas dificuldades dos desbravadores iniciais, afinal, as montanhas não saíram do lugar. E mais do que isso, 'o sacrifício de vencer os obstáculos no trajeto, fazem a viagem transcender o turismo convencional e recreação pura e simples, passando para um processo introspectivo rumo as riquezas reais como o autoconhecimento e a capacidade de superar e seguir, com liberdade, o próprio caminho... '
  • Grau de dificuldade
Grandes subidas e várias descidas fazem de Minas um lugar de belezas incríveis e de difícil percurso. Exige-se sim um bom preparo psicológico e físico. Além disso, tentar respeitar os dias necessários, o ajudará usufruir do caminho como se deve!

  •  Estrutura
O caminho possui credencial, mapas e certificados, tudo gratuito. Para solicitar, basta entrar no site da Estrada Real e solicitar a credencial com no máximo com 60 dias de antecedência e retirá-la nos pontos de apoio no final do percurso. Imprima o comprovante da solicitação e leve consigo. Já os mapas, poderão ser impressos diretamente do site e programados conforme sua disponibilidade, inclusive iniciando em Paraty, se preferir. Pelo caminho haverá também marcos indicativos do lugar onde deverá seguir.




  • O que levar?
Bom, já comentei em um post o que costumo levar e colocarei o link aqui caso queira conferir. Apenas lembre-se Minas = Montanhas, quanto mais peso, menor será seu rendimento e maior o sacrifício. No site do caminho também tem umas dicas ótimas!
  • Roteiro
Há um ano atrás, antes de começar a fazer as cicloviagens, assisti uma palestra da Eliana e Rodrigo onde comentaram que procuram pedalar uma média de 50 km/dia. 'Desdenhei' deste comentário em minha mente e em minha primeira cicloviagem descobri que eles estavam cobertos de razão. Um dia ou outro é possível pedalar mais, quando o tempo colaborar, quando você estiver bem... mas isso não será uma regra. Haverá dias em que seu corpo não corresponderá a sua mente e por isso, 50 km/dia está de bom tamanho! Levando isso em consideração, segue a minha sugestão:
______________________________________________________

Dia 1 - Ouro Preto a Santo Antonio do Leite - 43 km



Dia 2 - Sto Antonio do Leite a Pequeri - 57 km




Dia 3 - Pequeri a Casa Grande - 61 km




Dia 4 - Casa Grande a Prados - 50 km



Dia 5 - Prados a S. Sebastião da Vitória - 52 km




Dia 6 - S. Sebastião da Vitória a Carrancas - 54 km



Dia 7 - Carrancas a Cruzília - 67 km



Dia 8 - Cruzília a São Lourenço - 53 km



Dia 9 - São Lourenço a Itanhandu - 56 km




Dia 10 - Itanhandu a Vila do Embaú - 45 km



Dia 11 - Vila do Embaú a Guaratinguetá 38 km


Dia 12 - Guaratinguetá a Cunha - 50 km


Dia 13 - Cunha a Parati - 57 km


______________________________________________________

Ainda não tive a oportunidade de fazer este caminho, por isso, postarei algumas imagens da web e de meus amigos Walter Magalhães e Maria Mendes:























E que possamos percorrer todos estes caminhos...

Fonte de Pesquisa:

1 comentários:

  1. Anônimo20.2.22

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir