O que é cicloviagem?

O cicloturismo consiste em viajar utilizando como meio de transporte a bicicleta. Além de divertido, é uma forma saudável, econômica e ecológica de fazer turismo. Normalmente, quando falamos isso para alguém, vem logo a pergunta: 'Mas como fazem para levar a bagagem?' Levamos conosco na bike... ai, percebemos que a pessoa faz aquela cara de: 'nossa, como eles conseguem?!?' 

Na verdade, não é nada impossível... se você tem vontade de fazer isso, já tem uns 30% do que se precisa. O que mais falta? 

Primeiro, deve começar a pedalar e, para isso, precisará escolher a bike certa... mas, quanto custa a bike certa? Bom, daí depende... o equipamento é desenvolvido para suportar um certo limite, por exemplo, quilometragem. É comum a pessoa começar com um equipamento mais simples e 'sentir' que precisa de um mais reforçado, conforme vai tendo muitos gastos com peças e mecânica, que não vão aguentar longas distâncias ou grandes 'perrengues'. 

Assim que atingir um certo condicionamento, poderá arriscar fazer uma pequena cicloviagem, de dois ou três dias. 

Além disso, terá de pensar nos alforges (malas da bikes), aprender o que puder sobre manutenção de bike, estudar bem o percurso que vai fazer, coragem e boa viagem! 

Esta modalidade tem atraído cada vez mais pessoas pois, viajar de bike, permite aproveitar lugares e pessoas de forma tranquila, pacífica, diferente de tudo o que havíamos experimentado. Percebemos a importância do 'ser' em relação ao 'ter', do companheirismo, de receber ajuda de quem menos se espera e de quem sequer se conhece. Viagens de compras? Nunca mais, afinal, você será obrigado a carregar o que decidir comprar. A melhor parte é ser possível ir a lugares incríveis com muito pouco dinheiro, ou seja, viajará muito mais, com muito menos. 

Meu objetivo é poder ajudar e compartilhar o pouco que sei e, por isso, nos próximos post's darei dicas de como comprar a bike certa, quais os tipos de alforges e algumas sugestões de roteiros. 


0 comentários: