Que bike comprar?

Bom, quando o assunto é bike, 99% das pessoas que começam a pedalar pensam: 'Não vou ficar gastando de forma insana como este povo da bike...' Quando fui comprar a primeira, achava que R$ 500,00 era o suficiente. Mas, por sorte, o primo de um ex namorado que pedalava e fazia trilha, se propôs a me ajudar. Ele nos levou em uma loja e nos mostrou umas bike's, me explicou o que precisava saber e o resultado foi que gastei R$ 780,00. Pensava comigo, 'nossa, que vergonha, se alguém souber que gastei tudo isso numa bike, vão achar que estou ficando louca'! Uma das coisas que me explicaram, é que bike tem tamanho! Isso mesmo... e andar com uma bike menor que o seu número, seria como andar com um calçado menor que o seu pé. Caso fosse o primeiro, você logo de cara desistiria, achando que não nasceu para andar calçado e é exatamente isso que acontece com muitas pessoas que 'tentam' pedalar com o quadro errado. Mas, como descobrir qual o número certo de bike para você? Segue a lista:


Bom, no meu caso, o ideal é um quadro 18. Bike comprada, pedalei e amei! Não foi fácil logo de início... me sentia muito cansada, sem fôlego, as pernas queimavam! Mas via outras mulheres, mais velhas que eu, e pensava: se elas conseguem eu também consigo! Comecei pedalar com um grupo às terça e quinta-feira, em torno de 40 km. Em aproximadamente três meses, quebrei 2 câmbios... comprei um dos mais simples para substituí-lo (um grande erro), mas pensava: é da marca Shimano, é tudo bom (outro erro). 

Só para explicar mais este fato, existem vários grupos de câmbios da marca Shimano. Dizer que o câmbio é Shimano é como dizer que tenho um carro da volkswagem (que poderia ser um Fusca ou uma Amarok). Dentro da marca, há vários modelos. Do pior para o melhor são: 
  • SIS,TZ, Tourney (ruim)
  • Altus, Acera (mediano)
  • Alívio (bom)
  • Deore (ótimo)
  • SLX (TOP)
  • XT  (TOP)
  • XTR  (TOP)
Há também os câmbios Sran, tão bons quanto os Shimanos. Igualmente, tem os modelos melhores e piores. (Particularmente, hoje tenho em minha bike um X0 e é perfeito! Tem uma precisão impressionante).

Depois do segundo câmbio quebrado (Altus e Acera), me explicaram que ele não aguentaria muito mesmo, porque ele não havia sido feito para andar 40 km de uma só vez. Então, qual o ideal? Nem o melhor, nem o pior. Se for um Shimano, me sugeriram entre Alívio ou Deore. No caso de Sran, pelo menos um X5 ou X7. Foi então que fiz a segunda loucura depois da compra da bike por R$ 780,00... fiz um upgrade de R$ 1.000,00 e, depois disso, minha bike nunca mais quebrou. Troquei o conjunto inteiro para Deore, inclusive os freios... ahhhh outra bike! Até na subida melhorou muito! 

Comecei então a compreender que existe sim uma grande diferença entre andar de Fusca e Amarok e se você realmente pensar em andar de bike, não pense em menos que uns R$ 1.800,00. 

E os freios? Existes tipo V-break, Disco e Hidráulico. Já ouvi pessoas dizendo que para cicloviagem o melhor são os V-break, pois é fácil de trocar a 'sapatinha' (como se fosse a pastilha). Mas eu discordo. Naquele upgrade, coloquei um freio hidráulico e descobri o que era freio de verdade, na primeira queda (rs). Ficou super sensível e eu ainda não estava acostumada. Em compensação, esse é seu diferencial... se precisar de freio você o terá! Além disso, se tiver chuva e lama, com V-break você ficará sem freios e isso não acontece com o freio a Disco e Hidráulico. O freio a Disco, é melhor que o V-break, mas eu ainda não abro mão do Hidráulico. Antes de uma cicloviagem eu costumo trocar as pastilhas (mesmo que esteja 'boas') e levo estes 'meia vida' comigo. Caso seja preciso trocar a pastilha, até eu troco, pois é algo muito fácil. Em 5 anos que pedalo, fiquei sem freios apenas uma vez, por não carregar comigo a pastilha. Foi uma única vez para aprender e não cometer este erro novamente. 

Outro drama é a questão do banco... todo mundo com quem converso me pergunta: 'Como vocês aguentam tanto tempo? Não dói o bumbum?' Dói... mas, se serve de consolo esta informação, assim que o corpo aquece você esquece. Algo que ajuda muito é a 'esponja' da calça, sim, não vai ter como fugir da calça com a fraldinha. Mas, no meu caso, descobri por acerto e erro que não existe um banco perfeito. Haverá um banco que me agrada e provavelmente não será o mesmo que o seu... Procuro usar um banco que tem um furo no meio. Mas, até acertar... gastei muito com bancos (e todos que conheço foram assim). É tipo isso: 



Uma boa suspensão, faz também toda a diferença! As mais conhecidas são Fox e Rockshox. Eu não sou fanática por marcas, embora não tenha como negar que uma boa marca detém boas suspensões. 

Leva um tempo até você compreender tudo, mas isso vai acontecendo gradativamente em bate papos com pessoas mais experientes.  


Poxa vida, quando falo tudo isso muitos já ficam cansados só de pensar, mas vale muito a pena! E comento tudo isso por várias razões... sei que quando começamos temos aquela bike de 'supermercado'. Todos começam assim, até para ver se aquilo encanta mesmo. Deixo toda esta explicação justamente para que não desanime, pois talvez, ainda não tem o material certo. As pessoas que pedalam mais que você, com uma bike melhor, talvez pedalem o mesmo que você, e este é o ponto! Gradativamente poderá melhorar e compor sua bike da melhor forma possível e isso pode levar tempo e inevitavelmente custará dinheiro. Mas tem que ter um começo, certo? Então, bora pegar sua bike já, seja ela como for, ir até o parque da cidade e voltar para casa (é assim que começa!). Se precisar, pode solicitar 'resgate', mas comece já!

Boas pedaladas!

0 comentários: