Caminho do Sal - 54 km

Nos post's anteriores já falamos sobre três opções de rotas brasileiras: Circuito Vale Europeu, Caminho do Sol e Lagamar. Hoje falaremos sobre mais duas opções.
  • Caminho do Sal - 1 ou 2 dias
A estrada percorrida, é uma das mais antigas que se tem registros no Brasil. Aberta em 1640, para o transporte de sal, também foi utilizada mais tarde por pessoas que tentavam fugir dos tributos da coroa, razão pela qual foi fechada e posteriormente esquecida.

  • Localização
O Caminho do Sal é uma rota localizada no estado de São Paulo, entre as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e Mogi das Cruzes. 



Para chegar no início da trilha, siga pela SP-148 Rodovia Caminhos do Mar, próximo ao km 38, do lado esquerdo, haverá uma placa sinalizando o início do Caminho do Sal. 


  • Percurso
A estrada é dividida em 3 trechos mas possui apenas 54 km no total, pode ser completada em apenas 1 dia, se preferir. 



Optamos por fazê-la em dois dias, aproveitando para pernoitar em Paranapiacaba, uma cidadezinha muito interessante. 
  • Estrutura
O trajeto não possui credencial, mapa ou certificado. Também não tem custos relacionado a inscrição ou organização. Se estiver interessado em percorrê-la, basta seguir as placas / setas localizadas na própria rota. Quando fomos, havia um site com informações muito importantes sobre o percurso. Não sei por qual razão mas, infelizmente, o site saiu do ar poucos dias depois... por sorte, deixei salvo todas as informações em meu computador e disponibilizei em meu blog, a fim de facilitar o acesso das pessoas interessadas em percorrer a rota. 

Blog do caminho do Sal

  • Memórias fotográficas: 







Paranapiacaba




Mirante em Paranapiacaba

A rota não termina na praia, mas fica a uns 40 km de Bertioga. Por isso, descemos de carro até lá.
No próximo post, falarei um pouquinhos mais sobre outros roteiros brasileiros, que estão a nossa disposição!

0 comentários: