Caminho dos Anjos - 231 KM

Quando penso em uma beleza 'quente', não tenho evitar de relacioná-la a Minas... cerrado, montanhas, sol, calor, pessoas... Imagine que, certo dia, precisei ligar para confirmar se teríamos café da manhã disponível na pousada X, e tenho a seguinte resposta no telefone: 'Uai, mas cái que tem sô! Acha que nóis vai dexá vocêis sairem daqui cum fome! Cái que não!! Temos queijo, doce de leite, pão de queijo.' Ahhhh, que delícia! Com um sorriso nos lábios, agradeci a gentileza e aguardei ansiosamente por conhecer um pouco mais da beleza 'quente' deste povo bom demais, sô!

Portanto, vamos falar um pouquinho dos caminhos de Minas... Primeiro, pense em montanhas... pensou? Mais um pouco... conseguiu? Beleza... chegou em Minas! Pois é, não existe rota fácil em solo mineiro, Frei Galvão, Caminho da Fé, Estrada Real... todos são íngremes, mas de beleza inquestionável. Hoje vou falar sobre o Caminho dos Anjos, Sul de Minas. 
  • Caminho dos Anjos - 5 ou 6 dias de bike
Embora eu ainda não tenha feito, já pesquisei muito sobre este roteiro. Este ano, 'bateu' na trave fazê-lo, no mês junho. Infelizmente, devido a um problema que tive no joelho, acabamos tendo que abortar a viagem, mas em breve a faremos, com certeza! O que precisamos saber sobre a rota? 



Localização

O Circuito Caminho dos Anjos está localizado no sul de Minas e poderá ser iniciado em várias cidades, embora a sugestão dos organizadores é de começar em Passa Quatro. A rota também passará por São Lourenço, Caxambu, Baependi, Aiuruoca, Alagoa e Itamonte. Tais trechos, também são considerado parte da Estrada Real. A parte logística é muito tranquila, pois como é um Circuito, voltaremos a cidade de onde iremos partir, podendo deixar o carro lá. 

Percurso

Com 231 km, a rota poderá ser completada entre 5 ou 6 dias e outra vantagem, é que foi criada para treekking, ou seja, haverá bastante pontos de apoios. Devido a isso, o participante poderá decidir em quantos dias pretende fazer. 

O que há para ver?

Bom, se estamos falando de Minas, uma coisa é certa: Montanhas! Além disso, pode ser considerado o Circuito das Águas, por isso, teremos muitas corredeiras e cachoeiras. Em São Lourenço existe até mesmo as águas medicinais. Por este caminho há também parques e vales. 

Grau de dificuldade

Já falei que não existe caminho fácil em Minas? Acho que sim, né... pois é, este também não será. Embora não tenha encontrado um gráfico de altimetria do percurso, munida de informações que peguei no site do caminho, e com a ajuda de um bom amigo, conseguimos reproduzi-la através do excel. Vou disponibiliza-la aqui, em roteiros, para facilitar a idealização do grau de dificuldade. 

Estrutura

Por enquanto, o circuito não possui credencial ou certificado. De acordo com meu amigo Marcio Leite de Sousa, que já fez o percurso algumas vezes, anteriormente tinha uma pessoa que disponibilizava o Certificado, em São Lourenço. Conversei com um amigo que mora lá, Walter Dutra, proprietário de uma agência de turismo, que me contou que está preparando uma série de coisas para o ano e sua intenção é incluir toda a estrutura, inclusive as credencial e certificado. Também conheci recentemente Madalena, que gerencia o facebook com o nome Caminho dos Anjos (https://www.facebook.com/caminho.dos.anjos). Ela me contou que estão preparando tanto a credencial como o certificado e que a tal credencial dará direito a desconto nas pousadas. Segue o email dela, caso queira conferir quando for: madaaiuruoca01@gmail.com.

O mapa, está disponível no site neste link. (Carta para download)
https://drive.google.com/file/d/0Bzgcfr2aSOu_WjFEckdvVGI4NDA/view?usp=sharing

Visto que, por enquanto, a organização não possui a credencial e um certificado, poderá utilizar uma que criei para meus amigos e eu. Clique nos link's abaixo e faça o download do arquivo em alta, em extensão PDF.

Credencial:
https://drive.google.com/file/d/0Bzgcfr2aSOu_M2FkZEQwR0pETTQ/view?usp=sharing

Imagem:
  

Frente
Verso
Meio
Sugestão: Imprima, frente e verso, em papel cartão reciclado! Para encontrar os carimbos, basta solicitar em hotéis, pousadas, farmácias, bares, etc. Lembre-se que isso não faz parte da organização da rota, foi criado independente para a utilização de todos, gratuitamente. Por isso, talvez seja necessário explicar, nos locais solicitados, que os carimbos servem como recordação dos locais passados, nas datas especificadas, pois eles podem achar tal solicitação  estranha.

Certificado: https://drive.google.com/file/d/0Bzgcfr2aSOu_NUJBVVRIVmNLTG8/view?usp=sharing

Imagem:

Sugestão: Imprima em papel cartão reciclado!

O que levar?

Não se esqueça do seguinte: Nas subidas, se arrependerá por ter exagerado e, por isso, leve o mínimo necessário! Segue link das dicas do que levar: 
http://claudiajakefilipe.blogspot.com.br/2014/11/o-que-levar-em-uma-cicloviagem.html

Gastos Aproximados

Já ouvi falar em aproximadamente R$ 100,00 reais por dia. Mas, de acordo com um levantamento recente, cheguei a seguinte cifra:


Lembrando que é muito importante ligar para fazer as reservas ou correrá o risco de não ter onde ficar!
Roteiro

O roteiro é dividido em 10 trechos, cada um com uma quilometragem e grau de dificuldade. No final de cada trecho, haverá uma possibilidade de pernoite. Várias pessoas que conheço, costumam fazer em 5 dias. Vou colocar aqui cada trecho. Acredito ser possível começar no dia que estiver chegando de viagem, segue: 
______________________________________________________

Dia 1 - Começando em Passa Quatro - 35,4 km

Trecho 1 - Passa Quatro a Itamonte - 20,2 km (grau dificuldade ***)
Trecho 2 - Itamonte a Sítio Moana - 15,2 km (grau dificuldade **)

Altimetria por trechos:



Dia 2 - Sítio Moana a Aiuruoca - 52,3 km

Trecho 3 - Sitio Moana a Alagoa - 27,8 km (grau dificuldade *****)
Trecho 4 - Alagoa a Aiuruoca - 24,5 km (grau dificuldade *)

Altimetria por trechos:





Dia 3 - Aiuruoca a Canto a Espraiado do Gamarra - 40,7 km

Trecho 5 - Aiuruoca ao Canto das Bromélias - 16 km (grau dificuldade *****)
Trecho 6 - Canto das Bromélias ao Espraiado do Gamarra - 24,7 km (grau dificuldade ****)

Altimetria por trechos:






Dia 4 - Espraiado do Gamarra  a São Lourenço - 47 km


Trecho 07 - Espraiado do Gamarra a Caxambu - 21 km (grau dificuldade *)
Trecho 08 - Caxambu a São Lourenço - 26 km (grau dificuldade *)

Altimetria por trechos:



Dia 5 -  São Lourenço a Passa Quatro - 52,5 km

Trecho 9 - São Lourenço ao Pesqueiro 13 Lagos - 28,5 km (grau dificuldade **)
Trecho 10 - Pesqueiro 13 Lagos a Passa Quatro - 24 km (grau dificuldade ***)

Altimetria por trechos:


______________________________________________________

Não se assuste, é possível fazer! Gostei muito deste relato de apenas duas mulheres que saíram sozinhas para desbravar o caminho dos anjos, veja o link: 
http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?aventura_de_duas_amingas_no_caminho_dos_anjos&id=4579


Segue algumas imagens de meu querido amigo Marcio, que fez o caminho três vezes... (babem comigo nestas imagens):


























Há também os vídeos desta viagem:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLjtMBz57p-RyNZ58QYB0gQJaydBw0Z7A5

Para quem estiver seguindo viagem, 

Boas Pedaladas! 
(Maria Luiza e José Ebner)

9 comentários:

  1. Muitíssimo grato pelas informações claras e detalhadas! Estou planejando ir em Junho ou Julho e isso será muito útil! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes em poder ajudar de alguma forma! Bom caminho para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Pretendo fazer o caminho dos anjos em julho.alguém se habilita a compartilhar esta aventura?

    ResponderExcluir
  4. Olá Claudia e Filipe, vou percorrer esse caminho em julho é possível fornecer os telefones das pousadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontra se na carta, acima das fotos. Basta clicar e fazer o download

      Excluir
    2. Anônimo3.6.16

      Muito obrigado !!

      Excluir
  5. Blog obrigatório para quem for pedalar por esses cantos. Valeu!!

    ResponderExcluir