Lagamar - 130 KM

Lagamar - entre 2 ou 7 dias
Composto por lagunas, braço de mar, baias, restingas, florestas muito bem preservadas, ilhas quase que desertas, paisagens bucólicas, com direito a assistir até os shows de mergulhões e golfinhos... precisa se dizer mais alguma coisa? 



  • Localização
O Lagamar compreende uma área com 200 km de extensão, que vai do litoral sul paulista até o litoral norte paranaense. 


  • Estrutura

Não há muita estrutura, mapas, credencial ou certificado. A rota está disponível a todos, com custos relacionados apenas a comida, pousadas e barcos para a travessia (se levar barraca poderá acampar na praia)

  • Grau de dificuldade
No geral, tem um grau de dificuldade mínimo, podendo ser feito até por iniciantes. O que poderá dificultar é apenas se não respeitar as marés e acabar tendo de pedalar em areia fofa. 
  • Percurso
Como não há um roteiro pré-definido, cada qual poderá decidir, dentro dos dias disponíveis, o que poderá fazer. O trajeto gira em torno de 200 km, no total. A parte mais difícil, está relacionada a logística e as marés. Você precisará contar com os barqueiros, para fazer a travessia entre ilhas, e tentar sair sempre na maré baixa, caso contrário, sofrerá para pedalar na areia fofa. 

  • Roteiro

Poderá partir do Paraná a partir de Curitiba, Morretes, Paranaguá ou de São Paulo a Partir de Iguape, Ilha Comprida ou Cananeia. Segue algumas opções:
______________________________________________________
Partindo de Ilha Comprida - 3 ou 4 dias

Dia 1 - Iguape > Ilha Comprida > Cananeia (em torno de 70 km)
Dia 2 - Cananeia > Ilha do Cardoso > Pontal do Leste (25 km)
Dia 3 -  Pontal do Leste > Superagui > Ilha das Peças (25 km)
Dia 4 - Ilha do Mel > Paranaguá (15 km)

** Caso queira reduzir para 3 dias, poderá começar em Cananeia ou emendar o segundo e terceiro dia. Mas vale a pena fazer com calma para aproveitar as ilhas, as pessoas e as praias. **
______________________________________________________
Partindo de Cananeia - 2 dias

Dia 1 - Cananeia > Ariri (60 km)
Dia 2 - Ariri > Ilha do Cardoso > Pontal do Leste > Superagui > Ilha do Mel (60 km)

**Esta opção te dá a possibilidade de experimentar dois dias diferentes. A 'trilha do Ariri' é uma estrada bem acidentada que conta com algumas corredeiras e cachoeiras pelo percurso. Um lugar muito bonito. Já o segundo dia, pedalará apenas por praias. Na Ilha do Mel poderá pegar uma 'voadeira' ou balsa até Paranaguá. Seguirá de ônibus até Curitiba e de lá para sua casa.**
______________________________________________________
Partindo de Curitiba - 4 dias

Dia 1 - Pegar o Trem em Curitiba e seguir até Paranaguá. 
Dia 2 - Ilha do Mel > Ilha das Peças > Superagui > Pontal do Leste > Ilha do Cardoso (45 km)
Dia 3 - Ilha do Cardoso > Ariri > Cananeia (60 km)
Dia 4 - Cananeia > Ilha Comprida > Iguape (65 km)

**O trajeto de trem que vai de Curitiba a Morretes ou Paranaguá, embora seja um pouco demorado, é lindíssimo! O trem desce paralelo a Serra da Graciosa e começar uma 'ciclo' com um visual destes, deve ser incrível! Mas, se o tempo estiver fechado ou não tiver muitos dias disponível, poderá descer de Van ou ônibus até Paranaguá (mais rápido) seguindo direto para a Ilha do Mel e também poderá concluir em Cananeia, ao invés de seguir para Iguape. Neste caso, 3 dias é suficiente.**
______________________________________________________

  • Pousadas
Tenho alguns contatos de pousadas que encontram-se em vilas de pescadores. Lá, normalmente eles possuem barcos de pesca que poderão ser usados na travessia entre as ilhas, segue:

Ilha do Cardoso - Pousada Dna Tereza > 13.3852-1177
Pontal do Leste / Ariri - Pousada Feliciano > 13.3852-1166 ou 1169
Superagui - Pousada Bela Ilha > Dna. Dica e Erondino > 41.3482-7123
Ilha das Peças - Pousada Carlinhos > 41.3482-5103

Quando fomos, pudemos contar com a super ajuda de um guia especializado neste roteiro. Através de sua empresa, Expedição & Aventura, ele organiza todo o roteiro e nossa única preocupação foi pedalar e se divertir. 


  • Algumas memórias fotográficas:












2 comentários:

  1. Que legal...estou pesquisando este roteiro e achei este blog bem completo para o que eu queria de informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila... acabo de voltar de lá! Se quiser saber como foi, entre neste endereço, do outro blog: www.kaujakcircuitolagamar.blogspot.com.br

      Excluir