Circuito das Frutas - 230 KM

Localizada no interior de São Paulo, a rota ciclística 'Circuito das Frutas' surgiu em meados de 2005. A Rizzatour, uma agência de turismo, mantinha sua manutenção, divulgação e facilitava a comunicação do caminho, reservando as pousadas e definindo pontos de apoio. Por algum motivo, que infelizmente desconheço, eles deixaram mantê-la.  

No entanto, recentemente conversando com uns amigos de Valinhos, 'ressuscitamos' a ideia de percorrer a tal rota. Passei a fazer algumas pesquisas e descobri algumas coisas interessante a respeito.

  • Circuito das Frutas
A Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas, é uma organização sem fins lucrativos que surgiu na década de 90, criando o 'Circuito das Frutas'. A associação busca promover, por meio de eventos anuais, o turismo rural e os produtos típicos locais. Segue o link que possui a agenda de eventos, dos municípios participantes: 


A agência de turismo citada acima, Rizzatour, possui excursões de 1 dia na região, partindo de São Paulo:

  • Localização
A rota é composta por várias cidades do interior de São Paulo, como Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. 

Pensando neste circuito, foi desenvolvida uma rota ciclística que atravessa algumas áreas rurais das cidades envolvidas. 


Segue o GPS - LINK
Segue o mapa - LINK


**Importante** Este percurso é bem antigo. Passa dentro de propriedades privadas e algumas trilhas podem estar fechada de mato. Usamos ela como referência mas em muitos momentos tivemos que seguir por outros lugares próximos. 
  • Percurso
Bom, estou preparando as cartas de navegação e, assim que tiver, postarei aqui. No entanto, vi num site, um casal que teriam feito o percurso em 4 dias. E, devido a algumas informações, estimo que seja algo em torno de 230 km.

  • O que há para ver?
Paisagens, muitas montanhas, fazendas, plantações e rios. Há frutas o ano o inteiro! Terá a oportunidade de encontrar, dependendo do mês que decidir ir, pêssego, morango, caqui, uva, figo, nectarina, goiaba, ameixa, ponkan, acerola, pera, lichia, jabuticaba, maracujá, amora e seriguela. Seguem algumas imagens que consegui no site Aventura a Dois, do casal que fez o caminho em 2007 (link):








































Meu marido e eu tivemos a oportunidade de fazer a rota entre 01 e 03/05/2015. Fizemos um blog detalhando como foi o passeio, segue o link: http://kaujakcircuitodasfrutas.blogspot.com.br/ e algumas fotos:






































  • Grau de dificuldade

  • muitas subidas e, dependo do período, pode ser bem frio ou quente. 

    • Estrutura
    Hoje há algumas setas, não há placas, credencial ou certificado. A rota que encontrei, estava disponível na extensão gtm (garmin), no site www.aventuraadois.com.br, e uma carta de navegação bem antiga.


    http://www.aventuraadois.com/home

    No entanto, gosto de criar a minha credencial e certificado, quando não há. Por isso, elaborei uma credencial e peço carimbo pelo caminho, explicando a razão do pedido que pode soar estranho para alguns... quase sempre as pessoas aceitam colaborar! Segue:





    • O que levar?

    Avalie a temperatura, que poderá variar muito dependendo a época do ano. O lugar terá bastante estrutura, em algumas cidades, permitindo comprar algo pelo caminho caso fizer muita falta. Costumo levar mais ou menos o que já descrevi aqui no blog, em post's anteriores:
    http://claudiajakefilipe.blogspot.com.br/2014/11/o-que-levar-em-uma-cicloviagem.html

    • Roteiro
    Evito ultrapassar 50km/dia. Isso me ajuda a não desgastar demais, a ponto de querer que termine logo, e me ajuda a curtir o passeio. Por isso, defini um roteiro de 4 dias, segue:


    Dia 1- Itupeva, Indaiatuba, Valinhos - 60 km

    Dia 2 - Valinhos, Vinhedo, Louveira, Itatiba - 59 km

    Dia 3- Itatiba, Morungaba, Itatiba, Jarinu - 59 km

    Dia 4 - Janiru,  Jundiaí - 50 km

    Se precisar do roteiro, envie um e-mail que repasso as informações que tenho: caujakp@hotmail.com.

    Fonte de pesquisa:

    2 comentários:

    1. BOM DIA!
      O CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS TEM SETAS O CAMINHO TODO?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom dia, Maria Fernanda
        Geralmente quando é lançado eles deixam bem sinalizado. Após um tempo, isso pode variar, dependendo dos cuidados de cada cidade. Acho prudente não confiar apenas nisso e usar de forma complementar um dipositivo eletrônico, como por exemplo, o aplicativo wikiloc.

        Excluir