Bike Fit - O que é e porque fazer?

Bom, quando começamos a pedalar, simplesmente achamos que bastaria subir em uma bike qualquer (supermercado), pedalar 1 hora, durante umas três vezes por semana, que ganharíamos condicionamento e colheríamos os bons resultados (esportes = menos peso). Em teoria tudo isso funciona bem... mas quando subimos em uma bike sem grandes condições, ou seja, fora de nossa medida, rapidamente descobrimos que a teoria não é tão simples assim. 

Em post's anteriores, já expliquei a importância de ter uma bike dentro de nossas medidas, para nos sentirmos confortáveis. Agora, quero falar sobre a importância de um Bike Fit para quem pedalou e amou. 

Primeiramente, quero dividir minha experiência sobre isso. Comecei a pedalar em 2010 e, logo de inicio, me apaixonei pelo esporte. Pedalava de três a quatro vezes por semana, durante 3 ou 6 horas. Após 3 anos pedalando, de forma incorreta, comecei a sofrer dores no joelho devido a um inicio de desgaste na articulação. Foi ai que descobri o Bike Fit. 

  • O que é?
Bike Fit nada mais é do que a adequação, ou ajustes, da bicicleta para o ciclista. Os ajustes envolvem corrigir, ou as vezes trocar, posições da mesa, pedivela, clip, selim, canote, etc, para que as articulações estejam em um ângulo que não serão comprometidos. 
  • Por que é importante?
A primeira razão pela qual se deve fazer o Bike Fit é para se ter conforto sobre a bike! Isso é notado logo após os primeiros quilômetros pedalados. A segunda razão é devido ao ganho de rendimento. Muitas pessoas com quem conversei, que já fizeram, comentam que passaram a subir mais rápido, descer melhor, enfim, notam uma grande diferença. E a terceira, e não menos importante razão, é porque estar pedalando na posição correta, nos ajuda a prevenir problemas nas articulações. No meu caso, descobri como isso fez falta quando passei a ter problemas no joelho. 
  • Quantas vezes será necessário fazer?
Normalmente, nos preocupamos com os problemas apenas quando não há mais solução. Bike Fit é um ato preventivo e, por isso, não basta fazê-lo uma única vez e achar que não será necessário novamente. De acordo com algumas informações que li, o ideal seria repetir a cada 6 meses e é necessário para cada bike (caso tenha várias), pois não é possível 'transferir' as medidas de uma para a outra. Porque? Faz-se necessário replicar a cada 6 meses porque nosso corpo passa por mudanças como ganho de flexibilidade, condicionamento ou até algumas lesões. Isso influenciaria no posicionamento sobre sua bike. E a razão de ter de fazê-lo a cada bike é que, mesmo apresentando a mesma numeração, as bikes apresentam geometrias significativas diferentes dependendo da marca / modelo / ano. Assim, o corpo se comportará de maneira diferente em cada geometria sendo necessário ajustes específicos. 

Eu sei que o custo da 'operação' Bike Fit muitas vezes faz com que não pareça convidativo. Por outro lado, gostaria de compartilhar que, quando tive problemas, foi necessário fazer uma série de exames, até mesmo ressonância, que por sorte não tive de pagar por ter convênio. No entanto, preferi ir a um médico especialista em joelhos para ter uma segunda opinião, o que me custou R$ 250,00. Depois disso, os remédios sugeridos por ele custaram R$ 150,00 por mês e tive que tomar durante 6 meses. A pior parte é que não ficou 100%. Adquiri um fator limitante que hoje não me permite andar muito mais que 50 km sem dores. Tenho quase certeza de que, se tivesse feito o Bike Fit quando comecei, ou não teria adquirido este problema ou talvez teria sido mais tarde. Por isso, super recomendo a todos que façam este tipo de prevenção. 

Aqui em Sorocaba, sempre faço com Luiz Vinícius, um educador físico que também é responsável pelo Bike Fit de muitos profissionais do ciclismo de nossa região. Ele atende na residência através do seguinte contato:
15- 9 9799.3870
facebook - https://www.facebook.com/luiz.vinicius.56



Fonte
http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?a_evolucao_do_mercado_de_bike_fit&id=4596
http://mtbbrasilia.com.br/2013/08/14/bike-fit-o-que-e-e-porque-voce-deveria-fazer/

0 comentários: