Estrada Real - Caminho dos Diamantes - 395 KM

Falar sobre as rotas mineiras é como falar em Estradas Reais. Mas, o que são? 

Por décadas, após a descoberta do Brasil, a colonia permaneceu despercebida e desprezada. Apenas em 1530, a coroa portuguesa começa a colonizar suas terras através das capitanias hereditárias. O 'Brasil' inicia então, uma busca por metais preciosos, algo de muito valor ao Mercantilismo europeu. Entre os anos de 1693 e 1695, embora hajam muitas divergências, os paulistas teriam descoberto o maior eldorado que o mundo ouvira falar. Com isso, Ouro Preto passou a ser destino de muitos que ouviam as boas novas. Rapidamente as cidades mineiras passaram a se tornar as mais habitadas de todo o país. Com tanta gente vindo de vários lugares diferentes, o controle e trânsito do ouro ficava difícil. Pela primeira vez falou-se então em estradas oficiais. A partir de 1702, o  rei proibiu a abertura de novas estradas e definiu que o ouro devia ser transportado por uma única rota pré-determinada, conhecida como "Caminho Geral do Sertão". Mais tarde, esta rota seria conhecida como Caminho Velho e junto com muitas outras rotas importantes e oficiais, inclusive de outros estados brasileiros, passaram a ser conhecidas como Estradas Reais. Transitar em uma rota não oficial, com mercadorias ou ouro, era portanto considerado um crime contra a coroa. 

Devido ao grande significado das Estradas Reais brasileiras, foi criado o Projeto Turístico Estrada Real. 


Idealizado por Attila Godoy e o Prof. Oyama Ramalho, em 1994, o projeto visava o desenvolvimento turístico da região, passando por estradas históricas e oficiais do século XVII e XVIII. Este projeto cobre 1.500 km, 177 cidades e os 'caminhos reais': Caminho Velho, Caminho Novo e o Caminho dos Diamantes. Saiba um pouco mais sobre o desenvolvimento do projeto, por meio de seu idealizador: 


Obrigada Attila! O projeto de vocês foi mesmo incrível e a partir de agora nós, ciclistas e pedestres, podemos usufruir e viajar pela história! 

Estrada Real resumidamente explicada, entendamos um pouco mais sobre suas possibilidades e caminhos. Hoje, falarei sobre o Caminho dos Diamantes e nos próximos post's falarei sobre as outras rotas. 
  • Caminho dos Diamantes
O Caminho dos Diamantes passou a ter relevância a partir de 1729, quando as pedras preciosas de Diamantina - MG, ganharam destaques em economias brasileiras e portuguesas. Além da histórias de seus municípios, a beleza natural, e gastronomia típicas da região, fazem do caminho um lugar com muitos atrativos!
  • Localização
O Caminho dos Diamantes fica entre as cidades de Ouro Preto e Diamantina-MG, podendo se escolher entre uma das duas como seu ponto de partida. A parte logística não é tão simples pois, de São Paulo, são umas 13 horas de viagem até Ouro Preto e umas 15 horas até Diamantina. O aeroporto mais próximo é o de Belo horizonte e fica a 1 hora de Ouro Preto, nossa opção escolhida. 

  • Percurso
O viajante percorrerá 395 km divididos em 18 trechos. O caminho foi também desenvolvido para treekking, o que facilita muito. Ao final de cada trecho, haverá um ponto de apoio ou local para dormir. Devido a isso, poderá ser feito em quanto tempo preferir. Em média, leva-se entre 7 e 8 dias de bike. 

  • O que há para ver?
Prefiro me utilizar da singela descrição de meu amigo Therbio Felipe para responder esta questão: 'Sabores inimitáveis, cenários que inspiram segurança e tranquilidade, paisagens naturais e culturais que impressionam. Inspiração para músicos e outros artistas. Se tudo isso ainda não for o suficiente, ouse descobrir muito mais pedalando devagar por esta porção incrível da Estrada Real'... (Leia a matéria completa em:
  • Grau de dificuldade
Grandes subidas e várias descidas fazem de Minas um percurso com cenários magníficos! Exige-se, sem exageros, MUITOOOOO preparo físico e mental / psicológico. Não queira faze-lo correndo. Minas é para se usufruir! 

  • Estrutura
O caminho possui credencial e certificado. A cada cidade, haverá os pontos de carimbos. Os mapas são fornecidos gratuitamente através do site da organização e você poderá montar conforme sua necessidade. Além disso, haverá marcos pelo caminho para facilitar a localização das estradas corretas. Encontramos todas as informações disponíveis no site:



  • O que levar?
Bom, Minas = Subidas. Lembre-se que cada grama a mais reduzirá seu rendimento. O lugar terá bastante estrutura, em algumas cidades, permitindo comprar algo pelo caminho caso fizer muita falta. Avalie a temperatura, que poderá variar muito dependendo a época do ano. Costumo levar mais ou menos o que já descrevi aqui no blog, em post's anteriores: http://claudiajakefilipe.blogspot.com.br/2014/11/o-que-levar-em-uma-cicloviagem.html
  • Roteiro
Em uma cicloviagem, não gosto de ultrapassar os 50km/dia. Isso me ajuda a não desgastar demais, a ponto de querer que termine logo, e me ajuda a curtir o passeio. Por isso, defini um roteiro de 8 dias, segue:
______________________________________________________

Dia 1- Ouro Preto a Camargos - 28 km
Não gosto de exagerar no primeiro dia e sempre conto com alguns imprevistos que poderão acontecer. Caso tenhamos que sair um pouco mais tarde, teremos poucos quilômetros pela frente, o que ajudará a não começar uma ciclo estressados. 
Fiz as reservas antecipadamente devidos a estarmos indo em período de festas (natal e ano novo). Em Camargos, optamos por ficar na Dona Cota - 31.3557-1752.




Dia 2 - Camargos a Santa Bárbara - 58 km
Em Santa Bárbara ficaremos hospedados no Hotel Quadrado 31.3832-3106




Dia 3 - Santa Bárbara a Bom Jesus de Amparo - 52 km
Em Bom Jesus ficaremos hospedados na Pousada Real - 31.8599-6071



    Dia 4 - Bom Jesus do Amparo a Itambé Mato Dentro - 45 km
    Em Itambé do Mato Dentro ficaremos hospedados na Pousada Real do Itambé - 31.7119-7579


    Dia 5 - Itambé do M. Dentro a Conceição do M. Dentro - 58 km
    Ficaremos hospedados na Pousada do Lago - 31.3868-2424


    Dia 6 - Conceição do M. Dentro a Alvorada de Minas - 48 km
    Ficaremos hospedados no Recanto da Coruja - 31.8496-0835




    Dia 7 - Alvorada de Minas a São Gonçalo do R. das Pedras - 48 km
    Ficaremos hospedados no Refúgio 5 Amigos - 38.3541-6037



    Dia 8 - São Gonçalo a Diamantina - 32 km
    Ficaremos hospedados em Diamantina Hostel - 38.3531-2003

    ______________________________________________________

    Nossa cicloviagem Caminho dos Diamantes começou no dia 23/12/14 e foi concluída em 30/12/2014. 

    Blog com dicas e diário sobre a viagem:
    http://kaujakcaminhodosdiamantes.blogspot.com.br/ 

    Algumas fotos master, do caminho:




















































    Fonte de pesquisa:

    1 comentários:

    1. Olá, amigos cicloviajantes! Como vocês estão? Muito bom ler os relatos da cicloviagem de vocês no nosso Caminho dos Diamantes - Estrada Real. Estas fotos são inspiradores também. Sou grato por ter proseado com vocês, contado um pouco da nossa história, das centenas de encontros com outros viajantes e ter solicitado que levassem a segunda carta para um amigo Ademil em São Gonçalo do Rio das Pedras. Pois só o viajante que vai para Diamantina tem condições de transportar as mensagens. Lembrando assim um costume que os tropeiros faziam no passado, possibilitando a comunicação entre as pessoas das vilas distantes. Em junho/2015 ele esteve também aqui em Bom Jesus e foi um encontro muito especial, assim como foi o nosso. Fico feliz que tenham passado e pernoitado em Bom Jesus do Amparo-MG, registrado e visitado nossa Igreja Matriz, datada de 1841. Como sabem, sempre que tenho a chance costumo conversar com os viajantes, principalmente ciclistas, na pracinha (local do nosso encontro no dia de Natal em 2014), registrar os nossos encontros nos Livros dos Viajantes da Estrada Real (somam-se sete), a tradicional foto, desejar uma ótima cicloviagem com as bênçãos do Bom Jesus e dar o nosso Abraço Real. Sejam sempre bem-vindos! Valeu!
      Saudades de vocês (Cláudia Jak, Felipe, Cláudia e Carlão, Maria, Vera José Marques)
      😁 Estrada Real, a gente se encontra aqui!
      Fernando Gonçalves, guia de turismo de Bom Jesus do Amparo-MG
      ferghuma@gmail.com

      ResponderExcluir