Por que viajar de Bike?

Sempre que alguém me pergunta como é viajar de bike, milhares de imagens lindas formam-se rapidamente em minha cabeça; uma breve pausa, um suspiro e um sorriso, que começa no canto dos olhos e termina na boca, surgem em questão de segundos... Na sequência, dependendo do tempo que a pessoa tiver, poderei passar horas falando como é viajar de bike! Mas por que é tão bom?


Viajar de bike não é chegar a algum destino. É desfrutar cada quilômetro, todas as pessoas, a cultura, a comida e a forma de vida na região. As pessoas ficam muito curiosas quando nos observam chegar, montados em nossas bike's cheias de tralhas. Em muitas vilas e comunidades pequenas, somos um evento quando chegamos e elas se aproximam com muito mais facilidade, do que se chegássemos de carro, e nos dão o que quisermos, muitas vezes em troca de contarmos como chegamos ali e para onde iremos a seguir. Certa vez, ao pararmos para fazer uma foto sobre uma ponte, umas crianças correram na direção de meu marido e eu, e disseram: "Nossos pais estão fazendo um churrasco ali do outro lado e pediram para perguntar se vocês não querem almoçar conosco..." Tem noção? Quantas vezes aconteceu isso com você, em uma viagem de carro? Talvez nunca... 


http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?cicloturismo_a_uniao_de_dois_prazeres&id=2881
Se tiver consigo um doce e der para uma daquelas crianças da região, terá a oportunidade de ver o brilho nos olhos em agradecimento a sua boa ação. Um dia, dei uma barrinha de cereal a um menino que pescava. Ele rapidamente abriu, dividiu ao meio e saiu correndo, deixando sua varinha e minhocas ali mesmo. Observei para onde ele corria... bem a frente, vi outro menino, seu irmão, que também pescava noutro ponto do rio. Ele deu a metade ao irmão e voltou novamente correndo. Tem noção de como essas coisas nos fazem sentir? Com lágrimas no coração, querendo fazer algo mais por ele, abri novamente minha bolsa, peguei todos os doces que tinha e entreguei a ele... 


Quase sempre nos deparamos com realidades e vidas muito diferente das nossas. Vivenciar isso nos ajuda a expandir nossos horizontes, pois ao compartilharmos nossas experiência com eles nos enriquecemos igualmente. 

Acho que as pessoas que conseguem se encontrar neste mundo, são aquelas dispostas a se abrir, aventurar e conhecer o novo.  Creio que fomos feitos para isso. É difícil explicar, mas cada vez que estou prestes a viajar para uma nova expedição, tenho certeza que a pessoa que voltará em meu lugar, não será mais aquela que partiu... a cada nova jornada, 'me despeço de mim' e aguardo ansiosamente a próxima pessoa que voltará em meu lugar. 

http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?cicloturismo_a_uniao_de_dois_prazeres&id=2881
Em que sentido volto diferente? Percebo que viajar de bike me ajudou a encontrar certos equilíbrios na vida, buscar valores imateriais, emocionais e especialmente me ajudou na relação com outras pessoas. Em sentido literal, as viagens me ajudaram em vários aspectos:
  • Preciso de muito pouco para sobreviver, afinal, 'carregar' o peso do meu 'conforto' poderá custar muita energia e talvez até impossibilite de chegar onde gostaria. Além disso, precisamos de pouco dinheiro, pois não fazemos viagens de compras. O dinheiro que é preciso para uma ciclo-expedição, limita-se a passagem, para chegar ao lugar de partida, comida e pernoite (ou, caso goste de acampar, não terá este gasto com isso também). Isto reduz muito o valor necessário para sair por ai, mundo a fora, bastando conciliar dois grandes prazeres: pedalar e viajar.
  • Ensinou-me também, que o dinheiro tem bem menos valor do que confiamos a ele. Por que? Certa vez, enquanto eu fazia o Caminho de Santiago, cheguei a um albergue com muito frio e fome. Consegui resolver o problema do frio tomando um banho quente e colocando uma roupa confortável. Mas na Espanha, o povo costuma fazer a 'siesta', um período de umas duas horas onde todas as 'tiendas', padarias ou mercearias, fecham-se. Eu não tinha nada para comer e não havia nenhum lugar onde pudesse comprar. No desespero, entrei na cozinha e perguntei em voz alta se alguém poderia me dar algo para comer. Imagine que eu tinha dinheiro suficiente para pagar uma boa refeição em um bom restaurante... mas de que serve o dinheiro se não há onde comprar?! Descer deste 'pedestal', imposto pelo orgulho, e pedir algo para comer é algo que nunca havia imaginado passar...  mas posso dizer que foi o ponto alto deste dia:
Tudo foi doado
  • Outro ensinamento interessante que aprendi nesta mesma rota: por vezes jurava que desistiria do caminho, durante o percurso. Assim que eu chegava, tomava um banho e comia, as dificuldades ficavam tão pequenas... Isso me ajudou a perceber que na vida, não devemos nos precipitar, ou seja, nenhuma decisão importante deve ser tomada antes de chegar em 'casa', tomar um banho e jantar.  
  • Ajudar a todos, sem distinção. É comum recebermos amparo de pessoas da região, outros viajantes como nós ou de onde menos imaginamos. Anseio poder fazer isso por outros... ooo sensação boa!
Enfim, no que diz respeito a viajar, se posso tentar dissuadi-lo a fazer algo, tentarei trazê-lo para viajar de bike comigo, pois: Viajar de Bike é bom demais...

http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?cicloturismo_a_uniao_de_dois_prazeres&id=2881
Fonte de pesquisa: 

0 comentários: